Tri Center - Max Center, Pituba Parque Center, Tropical Center

EST

Paciente deve ser avaliado antes de se submeter a tratamentos estéticos

A procura por tratamentos estéticos tem aumentado a cada dia. Diante de tantas opções, muitos pacientes ficam em dúvida sobre qual fazer. Nesta entrevista, o fisioterapeuta dermato-funcional Thiago Gusmão fala sobre os cuidados que o paciente deve ter antes de se submeter a tratamentos estéticos. O profissional também informa sobre as opções disponíveis no mercado e suas indicações.

 

1- Qual o melhor tratamento para gordura localizada?

 

Ainda considero a carboxiterapia um dos melhores tratamentos seguido da ultracavitação. Mas, esta pergunta só pode ser respondida depois de uma avaliação criteriosa com cada paciente. Só depois de entender a sua alimentação, frequência da atividade física, ingestão de líquidos e sua saúde como um todo, poderemos definir o melhor tratamento para aquele indivíduo.

 

2- E celulite, qual o melhor tratamento?

 

A carboxiterapia é sem dúvida o melhor. Porém, como estamos no verão e o paciente ficará com alguns hematomas, sugerimos o Cellu Nature, que é um ultrassom totalmente indolor e que trará resultados também muito bons. Somos os únicos em Salvador com este tratamento.

 

3- Preciso fazer alguma associação com outros tratamentos para obter resultados tão significativos?

 

Não. A carboxiterapia ou a ultracavitação por si só já alcançam o objetivo necessário quando o paciente é bem orientado e o mesmo respeita as regras impostas pelo terapeuta, que deverá seguir um protocolo correto de número de sessões e frequência do tratamento.

 

4- Se eu associar, o resultado vai ser melhor?

 

O resultado será potencializado se feito na sequência correta. Frisando que não é obrigado associar para obter resultados.

 

5- Posso fazer atividade física depois do tratamento com carboxiterapia ou ultracavitação?

 

DEVE! Para o paciente alcançar o objetivo desejado, ele deve fazer atividade física durante o seu tratamento ou o resultado será prejudicado.

 

6- Se estou fazendo os tratamentos estéticos, por que sou obrigado a realizar a atividade física?

 

A gordura localizada é a energia que o paciente armazenou e não queimou. Se o paciente faz apenas o tratamento, a gordura será destruída, mas a energia será liberada para o organismo. Se ele não queima essa energia, ela circulará no organismo dele e voltará a ser armazenada. Logo, é imprescindível que o paciente faça atividade física para acelerar a diminuição da gordura localizada.

 

7- Preciso fazer dieta?

 

Respondemos que o paciente precisa fazer uma reeducação alimentar. Caso ele queira um acompanhamento nutricional, será de grande valorna obtenção de resultados mais efetivos e duradouros. Melhorar os hábitos alimentares se torna imprescindível. Neste caso a avaliação com um nutricionista é o caminho mais adequado.

 

8- Essa gordura que eu tratei volta?

 

Caso o paciente não se cuide, claro que ela voltará. Porém, se a pessoa mantém a atividade física e as orientações nutricionais, dificilmente a gordura localizada voltará. Percebe-se que a maioria dos pacientes mantém um estilo de vida saudável apenas no verão, tornando um ciclo
vicioso em tratamentos estéticos.

 

9- Gestantes ou lactantes podem fazer tratamentos estéticos?

 

Gestantes podem fazer drenagem linfática, dentre outros tratamentos que o fisioterapeuta dermatofuncional indicará. Lactantes após uma avaliação criteriosa poderá ser liberada a fazer o tratamento quando o fisioterapeuta junto ao médico responsável pela paciente entrarem em um acordo sobre a melhor opção de tratamento para esta paciente.

 

10- Qualquer pessoa pode fazer carboxiterapia ou ultracavitação?

 

Não, existem contraindicações para os dois tratamentos, e todo paciente deve ser avaliado antes de iniciar qualquer tratamento.

 

11- Posso tomar sol ao fazer carboxiterapia ou ultracavitação?

 

No caso da ultracavitação, sim. Porém, caso opte em realizar o tratamento de carboxiterapia, terá que estar ciente da importância do uso do protetor solar, principalmente, se aparecer algum hematoma durante o tratamento.

 

12- Onde posso encontrar maiores informações?

 

O leitor pode acessar a página www.thiagogusmao.com.br onde encontrará definições, indicações, contraindicações, fotos de resultados
dos nossos pacientes e um canal direto para esclarecer outras dúvida.